domingo, 8 de setembro de 2013

Portal da internet para procurar apoio de professores, alunos e centros de estudos e publicar ofertas de ensino

Como funciona o portal da internet «o meu professor»?

Na plataforma «omeuprofessor.pt» os alunos ou pais de alunos podem encontrar professores de todas as disciplinas, em todos os níveis, para aulas particulares ou em grupo, presenciais ou online (Skype, Msn, Facebook ou outro).

A procura e publicação de ofertas de professores e solicitações de aulas por parte de alunos são gratuitas. O «O meu professor» não cobra qualquer comissão ou taxas de registo. Os estudantes negoceiam o valor das aulas recebidas e pagam diretamente aos seus professores.
  
   
 
procurar professores para aulas particulares
Alunos e pais de alunos, podem procurar aqui por professores de todas as áreas e níveis escolares perto de si.
Podem analisar a oferta detalhada de cada professor e contacta-lo a solicitar aulas particulares presenciais ou via Internet.
Todo o processo é desenvolvido diretamente entre o professor e o aluno. É um serviço totalmente gratuito.
 
procurar solicitação de aulas de estudantes
Professores e centros de estudos podem procurar aqui por alunos que solicitam aulas numa área específica do saber na sua zona de residência.
Podem analisar a solicitação detalhada de cada aluno e contacta-lo para propor as aulas pedidas e acordar detalhes.
Todo o processo é desenvolvido diretamente entre o aluno e professor. É um serviço totalmente gratuito.
 
procurar aulas em centros de esudos
Alunos, pais dos alunos e professores, podem procurar aqui por Centros de estudos que oferecem os seus serviços de apoio educacional.
Podem analisar a oferta detalhada de cada Centro de estudos e contacta-lo para solicitar mais informações ou acordar detalhes das aulas.
Todo o processo entre o Centro e alunos ou professores é desenvolvido diretamente entre estes.
 
 
professores eferecem aulas a estudantes
É um professor qualificado, formador ou profissional especialista na área de educação e gosta de transmitir os seus conhecimentos aos outros?
Publique aqui a sua oferta para que alunos ou pais de alunos o possam contactar para requisitar as suas aulas.
O meu Professor não cobra qualquer taxa de inscrição, valor de publicação ou comissão sobre as aulas prestadas. É um serviço totalmente gratuito.
 
estudantes requisitam professores para aulas
É um aluno ou pai/mãe de um aluno que necessita de um professor para aulas particulares numa área específica e não encontra nas ofertas de professores?
Publique aqui a sua solicitação, para que os professores o possam contactar e oferecer as aulas que deseja.
O meu Professor não cobra qualquer taxa de inscrição, publicação ou comissão sobre as aulas recebidas. É um serviço totalmente gratuito.
 
centros de estudos oferecem aulas a estudantes
É um Centro de estudos ou academia que presta aulas de apoio a estudantes?
omeuprofessor.pt é uma plataforma que permite dar a conhecer os serviços do Centro a alunos e recrutar professores.
Os Centros de estudos podem aqui oferecer de forma simples e objetiva os seus serviços em todos os níveis e áreas disciplinares, desde o primeiro ciclo até ao ensino superior.

Fonte: http://www.omeuprofessor.pt/

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Subsídio de frequência de ensino especial - Quem pode requerer?

Subsídio de frequência de ensino especial:
 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Identificada molécula que inverte sintomas da Trissomia 21

Uma dose de uma pequena molécula da família proteica do gene SHH permitiu que o cerebelo dos roedores se desenvolvesse normalmente e estimulasse a sua capacidade de memória e aprendizagem, segundo investigadores da Universidade Johns Hopkins e dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos.
Roger Reeves, professor do Instituto de Medicina Genética da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, e coautor do estudo publicado na revista "Science Transnational Medicine", lembrou que "a maior parte das pessoas com Trissomia 21 tem um cérebro 60% inferior ao seu tamanho normal".
Os ratinhos usados na experiência foram geneticamente modificados para reproduzirem a trissomia humana.
Os cientistas questionam, por enquanto, a aplicação da molécula nos humanos com Trissomia 21, uma vez que o seu uso em segurança não está, ainda, garantido.
O facto de ser alterado um mecanismo biológico importante do cérebro apresenta riscos de cancro, pois pode desbloquear o crescimento excessivo de células, advertem, realçando que muitos estudos terão de ser feitos.
 
Ler Artigo Completo
(Pág.1/2) Página seguinte

Professores da Educação Especial protestam contra exclusão do concurso

Professores do Ensino Especial protestam contra exclusão do concursoCerca de duas dezenas de professores do 1º Ciclo do Ensino Especial com especialização e com vínculo à Função Pública protestaram esta quinta-feira no Rossio, em Viseu, porque não podem concorrer às vagas disponibilizadas na segunda fase do concurso que, vão ser preenchidas por professores contratados.
 
"Somos professores com 18 anos de carreira no Ensino Especial, com experiência e habilitações, devíamos dar continuidade pedagógica aos alunos que temos acompanhado ", argumenta Isabel Neto que há seis anos desempenha funções na Unidade de Ensino Estruturado da Ribeira , em Viseu.
"A minha escola não tem ninguém no Ensino Especial e o lugar vai ser ocupado um professor contratado, sem experiência", sublinhou.
"Isto é uma questão de gestão de recursos", adianta a professora que vai ter de regressar ao ensino regular, onde nunca deu aulas.
"Numa altura de contenção esbanja-se dinheiro desta maneira ?", questiona Ilda Pestana, docente com um doutoramento em Educação Especial.
"Só queremos saber porque não nos foi dada a possibilidade de concorrer", atira.

Fonte: JN

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Humanos comunicam por "telepatia" pela primeira vez

Humanos comunicam por "telepatia" pela primeira vez

© Universidade de Washington
Humanos comunicam por "telepatia" pela primeira vezEsta notícia tem conteúdo multimédia, clique aqui para visualizar

É, acreditam os cientistas, o primeiro exemplo de comunicação cérebro a cérebro (ou seja, de uma espécie de "telepatia") entre humanos. Um investigador norte-americano conseguiu enviar um sinal cerebral a outro cientista através de um sistema apoiado na Internet, que permitiu ao colega movimentar a mão de acordo com a indicação que lhe tinha sido dada mentalmente.
Rajesh Rao, especialista da Universidade de Washington, enviou um sinal cerebral a Andrea Stocco, investigador que se encontrava no outro extremo do campus universitário, "ordenando-lhe" que pressionasse um botão no teclado, tendo a demonstração completa sido gravada em vídeo.

"A Internet já conseguia ligar computadores e, agora, também é uma alternativa para ligar cérebros", afirma Rao, em comunicado. "O nosso objetivo é pegar no conhecimento armazenado num cérebro e transmiti-lo diretamente de cérebro para cérebro", acrescenta o investigador.

Há cerca de duas semanas, Rao e Stocco procederam à experiência. Rao, coordenador da investigação, assumiu o papel de "emissor" e, ligado a um equipamento que lê sinais cerebrais, olhou para o ecrã de um computador e jogou um jogo simples com a mente, imaginando que movia a mão direita para carregar no cursor e disparar um tiro em direção ao alvo. 
 

sábado, 31 de agosto de 2013

Listas definitivas do concurso da Mobilidade Interna - 2013/2014

  • Listas definitivas de colocação e não colocação do concurso de Mobilidade Interna - Necessidades Temporárias ano escolar de 2013/2014

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL
    910 - Educação Especial 1
    920 - Educação Especial 2
    930 - Educação Especial 3



     
     

    Aplicações
     

    quinta-feira, 29 de agosto de 2013

    Ofertas de emprego para professores lusófonos - ano letivo 2013/2013

    Vagas para professores em Luanda, Maputo e Dilí: Recrutamento de professores lusófonos para o ano lectivo de 2013/14 em regime temporário e com permanência de pelo menos 6 meses. Podem igualmente candidatar-se docentes Doutorados ou com Mestrado e que tenham, preferencialmente, dois anos de experiência docente comprovada na área em que se candidatam.
    Os professores receberão uma mensalidade de 4500€. Será paga também a passagem aérea, em classe económica, de ida e volta do Porto / Lisboa para Luanda / Maputo / Dilí, assim como o regresso.
    As candidaturas podem ser feitas aqui, sendo que os profissionais serão requisitados para ensino superior, em cursos de bacharelato e licenciatura.
     
    600 vagas para estágios na função pública: O Governo vai abrir mais 601 vagas para estágios na função pública. As candidaturas são de 2 a 13 de setembro e os estágios arrancam em novembro, refere a portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República.
    Os estágios têm uma duração de 12 meses. A admissão provisória será conhecida até 17 de setembro, sendo a lista das classificações, por entidade, publicada até 20 de setembro.
    Os candidatos são selecionados em definitivo durante as semanas seguintes e até 28 de outubro e os estágios arrancam logo no primeiro dia de novembro.
    Nos primeiros três meses de estágio, os candidatos podem ser mudados de entidade, desde que haja acordo entre as duas partes.
    Na segunda fase do programa de estágios, serão aceites candidaturas para os Ministérios da Administração Interna, da Agricultura e Ambiente, Defesa, Economia, Educação, Justiça, Saúde, Solidariedade e Segurança Social e Presidência do Conselho de Ministros. As funções são as mais diversas.
    São aceites apenas candidatos com pelo menos licenciatura, até aos 30 anos (limite que sobe para 35 em caso de deficiência), que estejam à procura do primeiro emprego ou à procura de emprego na sua área de formação, ou estejam desempregados.
    As candidaturas aos estágios na função pública serão feitos neste site.
     
    4 sites de pesquisa de emprego em Inglaterra: Há imensos sites que disponibilizam vagas de emprego na Inglaterra, no entanto muitos são muito específicos e outros são demasiado complexos. Deixamos aqui uma lista dos 4 sites que sempre pesquisamos quando nos perguntam por vagas de emprego para a Inglaterra.

    Fonte: http://www.centro-formacao.com/

    domingo, 25 de agosto de 2013

    Jovens com deficiência sonham morar sozinhos e pagar as próprias contas no Brasil

    Jovens com deficiência sonham morar sozinhos e pagar as próprias contas. Independência financeira e capacidade de cuidar da própria vida. Três mães de pessoas com deficiência fundaram uma entidade para tornar isso possível.







    “A minha casa vai ser grande no futuro”, imagina a sorridente Gabriella, de 21 anos, que temsíndrome de Noonam. Por acreditar que ela pode ser independente dos pais e morar sozinha, se assim desejar, sua mãe, Monica Mota, uniu-se às mães de outros dois jovens comdeficiência intelectual para estimular a autonomia dos filhos.

    Juntas, as três vão fundar a JNG (abreviação de João, Nicolas e Gabriella) em 27 de agosto, no Rio de Janeiro, para estimular a criação de moradias independentes, semelhantes às existentes na Inglaterra. Também vão lutar para mudar a legislação previdenciária atual, que obriga os pais a manterem os filhos afastados do mercado de trabalho.
    A lei federal 8.213/91 determina que as pessoas com deficiência só terão direito à pensão dos pais, em caso de morte, se forem declarados incapazes. Isso impede que eles tenham um trabalho com carteira assinada, que votem e exercitem outros direitos de cidadania.O objetivo é fazer alterações na lei.
    “Eles poderiam conquistar a independência financeira se houvesse uma combinação entre seus empregos remunerados e benefícios complementares da assistência social ou previdência”, reflete Flávia Poppe, presidente da organização, economista pela PUC/RJ e mãe de Nicolas, de 21 anos, portador do transtorno de espectro autista.
    Mesmo quando a pessoa com deficiência trabalha, os pais continuam bancando o sustento do filho, em muitos casos. Dos 2,4 milhões de deficientes intelectuais declarados no Brasil (1,5% da população), 36% não possuem rendimento próprio e 46% recebem até um salário mínimo, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010. Apenas 2% recebem acima de cinco salários mínimos.
    De passagem para a vida adulta, os filhos das três mães que criaram a JNG projetam arrumar um emprego ou continuar os estudos num futuro próximo.
    Nem sempre essa transição é fácil. Nicolas parou de estudar e passou a ser aprendiz de um curso de higienização de livros raros na biblioteca da Universidade de Brasília. “Ele ficou insatisfeito quando saiu da escola. Mas o projeto deu a ele um salto enorme de consciência e amadurecimento”, repara Flávia.
    Moradias independentes
    O modelo que as três mães pretendem trazer ao Brasil consiste em apartamentos individuais para cada morador, com quarto, sala, cozinha e banheiro. Estes prédios são compostos, normalmente, de seis a oito apartamentos. Um profissional mora no local, como uma especie de zelador, para dar suporte aos moradores. Mas a ideia é que eles tenham privacidade completa.
    Em 2011, as fundadoras da organização visitaram os imóveis da Ability Housing Association, na cidade de Staines, perto de Londres, onde vivem sozinhos pessoas com deficiência. A iniciativa tem mais de 650 unidades e mil moradores, contando com o suporte do governo. Elas queriam entender como o modelo funciona e adaptá-lo ao Brasil.
    Nas casas que visitaram, elas encontraram traços de um cotidiano comum. Uma das moradoras montou uma cabine de polícia de brinquedo na sala e colou fotos de Doris Day na parede. Outra colecionava lápis coloridos. Um morador mostrou que aprendeu a cozinhar sozinho.
    Antes internada em uma clínica, Glennys, que tem uma deficiência severa, ganhou seu próprio apartamento no local. “No início, ela não queria receber ninguém porque tinha medo de que fosse tirada de lá”, conta Flávia. No espaço anterior, as visitas da irmã eram restritas pela falta de privacidade. Já na moradia, as duas passavam tardes juntas.
    No Brasil, não há modelos de moradia semelhantes, segundo a presidente da JNG. O que existem hoje são moradias compartilhadas, com quartos individuais e ambientes coletivos para os moradores. A ideia de implantar privacidade é justamente para estimular a vida independente. “Meu filho gosta de ficar sozinho”, relata Flávia.
    As mães do JNG buscarão suporte de políticas públicas, mas acham que a grande fonte de recursos pode vir de empresas. O mercado das tecnologias de suporte pode ser um aliado na criação das moradias, além de se beneficiar com ele, como acontece na Inglaterra.
    Por lá, as empresas comercializam aparelhos que auxiliam o dia a dia do deficiente, como telefones com botões maiores e mais visíveis e dispositivos que emitem um sinal para a central do “zelador” do prédio em casos de emergência, como convulsões.
    A mãe de Nicolas acredita que o maior obstáculo para a criação da moradia independente vem da própria família. “Os pais, muitas vezes, confundem os limites entre proteger e impedir que os filhos cresçam e se desenvolvam”.
    Fonte: IG Economia via casadaptada

    sábado, 24 de agosto de 2013

    Atividades de regresso à escola no âmbito do 1.º ciclo do ensino básico

    Os autores do blogue Ensino Básico divulgaram várias fichas / atividades das várias áreas do 1.º ciclo com o tema "Regresso à Escola".
    As atividades de Língua Portuguesa e Matemática são adequadas ao 3.º ou 4.º ano do 1.º ciclo, enquanto as restantes atividades podem ser realizadas em qualquer ano escolar.

    • Descarregue os ficheiros em baixo:
    Attachments:
    FileDescriptionEnviado porFile size
    Download this file (Ciências_Experimentais_mensagem_secreta.doc)Ciências_Experimentais_mensagem_secreta.docCiências Experimentais Mensagem SecretaHelena Alves15 kB
    Download this file (Expressão_Dramática_inicio_escola.doc)Expressão_Dramática_inicio_escola.docExpressão Dramática Início da EscolaHelena Alves12 kB
    Download this file (EXPRESSÃO_MUSICAL_inicio_escola.doc)EXPRESSÃO_MUSICAL_inicio_escola.docExpressão Musical Início da EscolaHelena Alves74 kB
    Download this file (Expressão_Plástica_inicio_escola.doc)Expressão_Plástica_inicio_escola.docExpressão Plástica início escolarHelena Alves1076 kB
    Download this file (Língua_Portuguesa_incio_escola.doc)Língua_Portuguesa_incio_escola.docLíngua Portuguesa início escolarHelena Alves18 kB
    Download this file (Matemática_compras_bazar.doc)Matemática_compras_bazar.docMatemática Compras BazarHelena Alves34 kB
     

    terça-feira, 20 de agosto de 2013

    Atestado Médico de Incapacidade Multiuso

    Atestado Médico de Incapacidade Multiuso
     
    Logótipo da Direção-Geral da SaúdeCom a publicação do Decreto-Lei nº. 291/2009, de 12 de Outubro, que altera e republica o Decreto-Lei nº. 202/96, de 23 de Outubro, foi previsto um novo modelo de Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.
     
    Neste sentido a aprovação do referido modelo agora publicado, através do Despacho nº. 26432/2009, de 20 de Novembro de 2009, in D.R. II Série, de 4 de Dezembro de 2009.
    São de salientar no novo modelo os seguintes aspectos:
    • Adopção do preenchimento manual ou por via informática.
       
    • Inserção de Declaração de Verificação do Grau de Incapacidade anterior, efectuada por junta médica, ao abrigo das Tabelas Nacionais de Incapacidades de 1960 ou 1993, nos termos e para efeitos do disposto nos nºs. 7, 8 e 9 do art.º 4.º do Decreto- Lei agora publicado.
       
    • Identificação de dois graus de avaliação de incapacidade, um resultante de avaliação da TNI em vigor e outro decorrente de avaliação por junta médica anterior.
    Para esclarecimento de eventuais dúvidas, por favor contactar:
    Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde Nacional
    Direcção-Geral da Saúde
    Telef: 218430683; E-mail: ASN-Secretariado@dgs.pt