sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Divulgação do Manual - A Integração de Pessoas com Deficiência nas Empresas:como actuar?

Neste Manual, publicação da GRACE em 2005 (associação na área da cidadania empresarial), pretende-se fazer um percurso histórico da legislação no âmbito do direito internacional, do direito comunitário e do direito nacional no que respeita aos direitos e aos deveres dos cidadãos com deficiência, referindo-se, neste último, ainda os principais programas, medidas e instrumentos de emprego para pessoas com deficiência.

Garantias legais de acesso ao trabalho - a igualdade de oportunidades e de tratamento das pessoas com deficiência, em especial no acesso ao emprego e ao trabalho, justifica que sejam tomadas medidas de discriminação positiva, não só por parte das entidades públicas mas também por parte das empresas, pois constitui uma exigência de cidadania a criação de condições para a sua plena integração profissional, cultural e cívica.
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: sobre a Deficiência Visual

Publicação do guia da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades - docentes contratados

O «Guia da prova», adiante designado por Guia, contém as informações e normas relativas à inscrição para a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades, doravante, prova, prevista no artigo 22.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de abril, na última redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 146/2013, de 22 de outubro, e regulada pelo Decreto Regulamentar n.º 3/2008, de 21 de janeiro, na última redação conferida pelo Decreto Regulamentar n.º 7/2013, de 23 de outubro, e para a realização da prova1.

A prova destina-se a quem sendo detentor de uma habilitação profissional para a docência e, não
tendo ingressado na carreira docente, pretenda candidatar-se ao exercício de funções docentes
nos concursos de seleção e recrutamento de pessoal docente num ou mais grupos de recrutamento,
previstos no Decreto-Lei n.º 27/2006, de 10 de fevereiro, no âmbito dos estabelecimentos públicos
de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do MEC.

 

 
 

 

 
 

 
 





 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Portugal inteiro assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No próximo dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e existem, no nosso país, vários eventos organizados para assinalar este dia.
 
A Plural & Singular publicitou, nesse sentido, algumas atividades comemorativas, que dá-mos a conhecer:

1 - VIEIRA DO MINHO: HANDDICAVA 2013 - ANDDI-PORTUGAL

2 - GUIMARÃES - III Congresso de Inclusão pelo Desporto
3 - MATOSINHOS - 15.ª edição da “JUNTOS PELA ARTE”

4 -VILA NOVA DE GAIA - livro “Fenália”

5 - Concerto solidário em prol da APPDA-Norte - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA-Norte)
6 - ALMEIRIM - Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL)

7 - MADEIRA - Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais

Fonte: Plural & Singular

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Exemplos de testes de diagnóstico de casos de dislexia

No Dislexicos's Blog encontramos uma série de testes / exemplos de diagnóstico que permitem  aos docentes detetar possíveis casos de dislexia, bem como perceber se esta é de origem visual ou auditiva.

Partilhamos os seguintes ficheiros:
 
Dislexia Visual
Testes de Dislexia Visual
Testes de Dislexia Visual
 
Dislexia Auditiva
Teste de Dislexia Auditiva
Teste de Dislexia Auditiva 2

Outros
Avaliação da Linguagem
Avaliação da Linguagem 2
Avaliação Metalinguística


Fonte: Dislexicos's Blog

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Classificação das limitações visuais segundo a OMS: CID 10 - versão 2007

Dados da CID 10 - versão 2007
  Classificação da
  deficiência visual
  Acuidade visual com a melhor correcção possível
   Máximo inferior a  Mínimo igual ou melhor que
  Baixa Visão1  3/10 (0,3)  1/10 (0,1)
2  1/10 (0,1)  1/20 (0,05)
  Cegueira 3  1/20 (0,05)  1/50 (0,02)
4  1/50 (0,02) conta dedos a 1 m  Percepção de luz
5  Sem percepção de luz
                       9    
  Indeterminada, não especificada

File:La curacion del ciego El Greco Dresde.jpgBaixa Visão compreende as categorias 1 e 2
Cegueira - as categorias 3, 4 e 5
"Perda de visão indeterminada" - a categoria 9
Campo Visual (se considerado):
>>>
pertencem à categoria 3 as pessoas que têm um campo visual entre 5º e 10°
>>> pertencem à categoria 4 as pessoas com um campo visual inferior a 5°, mesmo que a acuidade da visão central não esteja afectada.

***
H54   Cegueira e Baixa Visão
H54.0  Cegueira, ambos os olhos
Deficiência visual - categorias 3, 4, 5 em ambos os olhos.
H54.1  Cegueira, um olho - baixa visão no outro olho
Deficiência visual - categorias 3, 4, 5 num olho, com as categorias 1 ou 2 no outro olho.
H54.2  Baixa visão, ambos os olhos
Deficiência visual - categorias 1 ou 2 em ambos os olhos.
H54.3  Perda visual indeterminada, ambos os olhos
Deficiência visual - categoria 9 em ambos os olhos.
H54.4  Cegueira, um olho
Deficiência visual - categorias 3, 4, 5 num olho, [visão normal no outro olho].
H54.5  Baixa visão, um olho
Deficiência visual - categorias 1 ou 2 num olho [visão normal no outro olho].
H54.6  Perda visual indeterminada, um olho
Deficiência visual - categoria 9 num olho [visão normal no outro olho].
H54.7  Perda visual não especificada
Deficiência visual - categoria 9

Fonte: Blogue sobre a  deficiência visual via World Health Organization: WHO  Study Group on the Prevention of Blindness

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Resultados definitivos dos Censos 2011: indicadores sobre limitações, barreiras e dificuldades das pessoas

Informação estatística: os resultados definitivos dos Censos 2011 encontram-se disponíveis no site do INR, em http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos2011_apresentacao 
 
Censos-2011
O acesso e pesquisa de dados sobre o grau de dificuldade em realizar algumas tarefas/atividades (tal como ver, ouvir, andar ou subir degraus, memória ou concentração, tomar banho ou vestir-se sozinho e compreender os outros ou fazer-se compreender), obtidos nos Censos 2011, é possível através do link http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_quadros_população, consultando os Quadros população 6.21 a 6.26

Pode também consultar uma síntese dos resultados definitivos do Censos 2011, neste menu, nos documentos em anexo, encontrando a informação sobre dificuldades na realização de algumas atividades nas páginas 16 e 17.

Outra informação disponível é a relativa a dois levantamentos realizados em 1995 e 2001, por diferentes entidades e segundo óticas diversas: o "Inquérito nacional às incapacidades, deficiências e desvantagens", realizado em 1995 pelo então Secretariado Nacional de Reabilitação, e os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, fruto dos
Censos 2001, disponíveis neste menu, nos documentos em anexo.
 

domingo, 17 de novembro de 2013

Histórias e fichas para apoio às crianças e alunos com NEE

Partilho algumas histórias infanto-juvenis e fichas, remetidas pela colega Ana Rosa, docente de EE, que podem ser úteis nas tarefas escolares das crianças e alunos com NEE, designadamente aqueles que frequentam a sua escolaridade com um Currículo Específico Individual.
 
Os seguintes ficheiros PPT são apresentados e visualizados em PowerPoint (diaporama):

sábado, 16 de novembro de 2013

Dissertação de mestrado: sexualidade e deficiência mental / impacto de um programa de orientação para famílias

Dissertação de mestrado:  sexualidade e deficiência mental / impacto de um programa de orientação para famílias. Dada a pertinência e partilha de informação sobre a sexualidade versus deficiência mental , hoje divulgo a dissertação de mestrado de  Mariana Clivati do Amaral, apresentada no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos - Brasil. 
 
Título: sexualidade e deficiência mental / impacto de um programa de orientação para famílias. Data: 2004

Resumo: Considerando a importância da família no processo de educação sexual e para a promoção do desenvolvimento da pessoa com deficiência mental, o objetivo desse trabalho foi identificar possíveis variáveis que possam ter influenciado as mudanças nos repertórios conceituais e de condutas de oito pais de adolescentes e adultos com deficiência mental, a partir de um Programa de Orientação Sexual que incluiu informações sobre conceitos e condutas em relação à sexualidade de pessoas com deficiência mental. O Programa de Orientação Sexual foi desenvolvido por meio de atividades e discussões norteadas por aspectos considerados relevantes constituídos por condições facilitadoras para a manifestação de dúvidas e angústias por parte dos participantes, inclusão de determinantes sociais na análise de situações que envolvam sexualidade, condições facilitadoras da identificação de valores e condutas presentes e influentes em situações que envolvam sexualidade, oferta de situações práticas /concretas envolvendo sexualidade e deficiência mental para exame pelos participantes e condições favorecedoras de exame da influência de valores e condutas dos pais sobre comportamentos dos filhos com deficiência mental. Foram compostos dois grupos independentes, cada um com pais de usuários de uma instituição diferente, ambos com igual número de participantes. Os dados para caracterização e verificação de eventuais mudanças de repertórios foram obtidos por meio de entrevistas estruturadas individuais. Com duas semanas de diferença para início, o programa foi aplicado em cinco sessões com cada grupo. Foi utilizado um delineamento do tipo antes e depois para cada grupo. Todas as mudanças observadas nos relatos dos participantes dos dois grupos, a partir da exposição ao programa, foram de desfavoráveis para favoráveis em termos de desenvolvimento da sexualidade da pessoa com deficiência mental, em relação a aspectos como: a) capacidade dos filhos com deficiência mental terem desejos sexuais, entender questões relativas à sexualidade, controlar suas manifestações sexuais e estabelecer vínculos afetivos; b) incentivo à ampliação dos contatos sociais e integração social; c) forma de tratamento dispensado ao membro com deficiência mental, em termos de compatibilidade com sua idade e maturidade emocional, estímulo ao desenvolvimento da autonomia e independência; d) comprometimento da família na educação sexual e oferta de informações sobre sexualidade e constrangimento ao lidar com questões envolvendo sexualidade; e) aceitação ou repressão às manifestações sexuais e reconhecimento do direito de seus filhos com deficiência mental exercer a sexualidade. As mudanças variaram em grau e distribuição de um grupo para outro, e dentro do mesmo grupo, para pessoas diferentes. Idade dos filhos, repertório inicial e características da instituição são algumas das variáveis que podem estar relacionadas a estas diferenças entre participantes e entre grupos.

Ver outras dissertações de mestrado relacionadas com esta temática:

Sexualidade da pessoa com deficiência mental: entre discursos de verdade e a possibilidade de ou... Myrna Wolff Brachmann dos Santos - Data: 2007

A sexualidade como aspecto inclusivo: uma proposta de intervenção para pais e professores de jov... Paloma Pegolo de Albuquerque - Data: 2007

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa relativamente incomum (incidência de cerca de 2-3/100000, prevalência de cerca de 7-8/100000), no entanto é a terceira mais frequente seguidamente a demência de Alzheimer e a Doença de Parkinson.
 
A idade média de aparecimento é aos 60 anos, embora afecte pessoas na terceira ou quarta decadas de vida.
A doença caracteriza-se pela degenerescência dos neurónios motores, quer localizados no córtex motor, quer no tronco cerebral e na medula espinhal. Assim o quadro clínico é caracterizado pela fraqueza muscular. Cerca de 95% dos casos são esporádicos, mas 5% dos casos têm história familiar, quase sempre de transmissão autossómica dominante.
 
Mais de 10 genes diferentes foram identificados como estando associados a estas formas familiares. Desconhece-se a origem da doença, mas a excitoxicidade glutamatergica, a disfunção mitocondrial, o excesso de radicais livres de oxigénio, a apoptose, a disfunção do transporte axonal, entre outros, têm sido os mecanismos apontados.
 
O diagnóstico é sobretudo clínico, pela associação de sinais de compromisso motor do primeiro neurónio (reflexos patologicamente vivos, reflexo plantar em extensão e espasticidade) e do segundo neurónio (parésia, atrofia muscular e fasciculações).
A abordagem deve ser multidisciplinar. Um medicamento de nome Riluzol tem um efeito modesto no aumento da sobrevida. A ventilação não-invasiva, quando necessária, é o procedimento com maior impacto na sobrevida e na qualidade de vida dos doentes. Nos doentes com dificuldades na deglutição, a gastrostomia pode ser essencial. A reabilitação, o apoio psicológico e os cuidados paliativos são indispensáveis.
 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Filme sobre a vida de um vendedor com paralisia cerebral bem-sucedido

Hoje, partilho o filme «de porta em porta». Trata-se de uma história real de Bill Porter, um vendedor com paralisia cerebral que superou as suas limitações e preconceitos.
É um fantástico filme de superação, paciência e persistência, ou seja, uma grande lição de vida não só para vendedores!
 
 Além de uma lição de vida, na minha opinião, este filme pode ser  visto numa vertente pedagógica ao identificar as habilidades sociais das pessoas com limitações motoras / físicas. Por outro lado, é um facilitador na inclusão desses indivíduos e promove o acesso e desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência / incapacidade.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Educação Especial perderá no próximo ano mais de 14 milhões de euros - Portugal

O Orçamento por Ações do Ministério da Educação e Ciência, em discussão esta terça feira no Parlamento, contempla um corte superior a 14 milhões de euros nas verbas destinadas à Educação Especial. 
O documento, disponível para consulta na página da Assembleia da República, especifica que o Orçamento para a Educação Especial em 2014 será de 198 232 208 euros, menos 6,6% do que os 212 289 152 do ano passado.
 
Parte significativa desta redução deverá ficar a dever-se ao impacto, entre os professores, dos cortes salariais na Administração Pública.

 Fonte: DN

Cães-guia para cegos - normativos legais

A primeira escola portuguesa de cães-guia só foi criada em 1996.  Portugal era o único país da União Europeia, nessa altura, que não dispunha dessa ajuda técnica para as pessoas cegas ou com deficiência visual.

Um cão-guia é um animal adestrado para guiar pessoas cegas e/ ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.

Em termos de normativos legais, o DL n.º 118/1999, de 14 de abril, estabeleceu no ordenamento jurídico português, regras destinadas a facilitar a missão de meio auxiliar de locomoção dos cães-guia acompanhantes das pessoas com deficiência visual / cegos e estabeleceu o direito de acessibilidade  a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público, assim como as condições a que estão sujeitos estes animais no desempenho da sua missão.

Posteriormente, o DL n.º 74/2007, de 27 de março, impôs a credenciação e acreditação para o exercício da atividade da educação de cães-guia para cegos em Portugal.
 
Saber mais sobre este assunto em: http://perrosguia.once.es/

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o-guia

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Punk: primeira série de desenhos animados do mundo em que a personagem principal apresenta Síndrome de Down

Punk é uma série da televisão americana e relata aventuras da vida diária de uma menina de 6 anos que apresenta Síndrome de Down.
 
Criado por J. Lindsay Sedgwich, Punky é a primeira série de desenhos animados do mundo em que personagem principal apresenta Síndrome de Down.
 
 
A série da Empresa “Company Entertainment” tem recebido bastantes elogios dos pais / encarregados de educação do mundo inteiro, por mostrar que uma criança com síndrome de down pode levar uma vida normal como qualquer outra criança.
 
Como qualquer menina de seis anos, Punky é divertida, carinhosa e vive com sua mãe, irmão, avó e o cão “Rufus”.
 
O produtor Rourke Gerard, diz: “Queremos que os espectadores em idade pré-escolar descubram que uma criança pode ter uma deficiência. As crianças vêm a personagem e não a deficiência. Punk não é uma pessoa síndrome de down, mas uma pessoa com síndrome de down. Se pudermos passar essa mensagem a essa geração, então criamos uma série muito proveitosa”.

domingo, 10 de novembro de 2013

1.ª Conferência Mundial sobre Sexualidade e Deficiência - 6 a 8 de maio de 2014 em Lisboa

Portugal é o palco da 1.ª Conferência Mundial sobre Sexualidade e Deficiência que se realiza de 6 a 8 de maio de 2014 em Lisboa.
Estão abertas as inscrições para apresentação de artigos, comunicações, workshops e preparação de painéis sobre vários temas que relacionam a sexualidade com a deficiência e que serão abordados nesta conferência organizada pela Inter-Disciplinary.Net.

Os resumos das respetivas participações deverão ser submetidos até 6 de dezembro de 2013 e a apresentação completa deve ser entregue até 14 de março de 2014 para os seguintes emails: Colette Balmain: cb@inter-disciplinary.net; Rob Fisher:sd1@inter-disciplinary.net

sábado, 9 de novembro de 2013

Filme: Jesus Christ Super Star (Legendado em Português)

Um clássico musical para quem gosta de cinema. Este filme apresenta um estilo musical, do tipo rock-ópera, orientado por Andrew Lloyd Webber y Tim Rice.

Clique na imagem para visualizar o filme:

 
 
Clique aqui para ver o filme: em espanhol
 
Clique aqui para ouvir o original «Jesus Christ Superstar (1970) full cd»
 
 

Ranking das Escolas 2013

Saiba em que lugar ficou a escola onde estudou ou onde andam os seus filhos. No ranking Expresso/SIC pode pesquisar pelo nome do estabelecimento de ensino e fazer diferentes ordenações: melhores médias por concelho, comparação público/privado, evolução em relação ao ano passado, etc.
 

4º ano4º ano de escolaridade
 
4º ano6º ano  de escolaridade
 
4º ano9º ano  de escolaridade
 
4º ano11º/12º ano  de escolaridade

As médias caíram a pique no básico e secundário. A grande maioria das escolas teve média negativa nos exames do 11º/12º ano. O Colégio São João de Brito, em Lisboa, lidera o ranking e a Infanta Dona Maria, em Coimbra, é a escola pública com melhor nota.


Fonte: http://expresso.sapo.pt#ixzz2kB4URRcP

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aplicação online do formulário CIF: uma boa ferramenta de trabalho para a avaliação das NEE

Este portal (aplicação online da CIF) foi desenvolvido por Sérgio Mateus, no âmbito da elaboração da Tese de Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial, com o nome: PortalCIF: a Internet como facilitador do trabalho do Professor de Educação Especial no processo de referenciação de alunos, sob a orientação da Professora Doutora Helena Serra e co-orientado pelo Mestre Mário Cruz, ambos docentes da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti no Porto.
Como funciona a aplicação Online para preenchimento do formulário CIF?
 
1º - A Direção do Agrupamento efetua o registo da instituição e recebe um nome de utilizador e uma palavra passe.
2º - A instituição insere os dados dos alunos a avaliar e dos elementos da equipa responsáveis pela avaliação.
3º - Cada técnico efetua, através da aplicação on-line, a avaliação do aluno.
- Após todos os técnicos concluírem a avaliação, poderá ser impresso um Relatório Técnico Pedagógico resumindo toda a avaliação.
 
Quem pode efectuar o registo?
O registo deverá ser feito pela direcção de cada Agrupamento.
 
Como são formadas as equipas de avaliação multidisciplinar?
Através do portal do administrador, vão ser definidos: os dados do aluno avaliado, os elementos da equipa multidisciplinar e quais os componentes que cada um poderá avaliar.
 
Sou um elemento da equipa multidisciplinar. Como procedo para efectuar a avaliação?
No momento em que o administrador efectua o registo de um elemento da equipa multidisciplinar, é criado um nome de utilizador e uma palavra passe. Estes dados deverão ser utilizados para aceder à aplicação.
 
Como obtenho o Relatório Técnico Pedagógico?
Após todos os elementos da equipa multidisciplinar terem efectuado a avaliação em questão, o relatório poderá ser impresso através do portal do administrador.
 
A avaliação é confidencial?
Sim. Todos os dados da avaliação estão protegidos por palavra passe.
Cada elemento da equipa apenas poderá consultar os dados referentes à sua avaliação. A Direcção, através do portal de administrador poderá imprimir esses dados na forma de Relatório Técnico Pedagógico.
 
Posso efectuar a avaliação a partir de qualquer computador?
Sim. A avaliação pode ser efectuada a partir de qualquer computador desde que tenha ligação à internet.
 
Quais são os programas necessários para utilizar a aplicação?
A aplicação foi elaborada tendo em conta as últimas versões dos Browsers mais comuns: Mozilla Firefox, Internet Explorer e Google Chrome.
Para a visualização do Relatório Técnico Pedagógico, será necessário ter instalado o Adobe Reader.
(estes programas estão disponíveis para download no fundo desta página)
 
Nota: A aplicação disponibilizada pelo PortalCIF funciona apenas como uma ferramenta de apoio à definição do perfil de funcionalidade do aluno. O Agrupamento que efetuar a avaliação, será o único responsável pela determinação das necessidades educativas especiais de carácter permanente.
 
Registe agora o seu Agrupamento!
registo
 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Apoios sociais e programas em Portugal para pessoas adultas com deficiência e/ou incapacidade

Existem 8 tipo de respostas de apoio social, no nosso país, dirigidas às pessoas com deficiência que têm como objetivos promover a valorização pessoal, o desenvolvimento de autoestima e de autonomia e a integração social, a saber:
 
 
1 - Centro de atendimento/acompanhamento e animação;

2 - Apoio domiciliário;

3 - Centro de atividades ocupacionais

4 - Acolhimento familiar

5 - Estruturas residenciais

6 - Transporte de pessoas

7 - Centro de férias e lazer

8 - Apoio em regime ambulatório.


Pagamento dos serviços prestados: as pessoas que beneficiam deste tipo de apoios pagam um valor pelo serviço prestado – comparticipação familiar – o qual é calculado com base nos rendimentos da família.


Fonte: Segurança Social

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Normativos legais relativos à gestão e administração escolar no ensino não superior - Portugal


a) Nota Informativa - Lei n.º 68/2013, de 29 de agosto - Alteração do período de trabalho diário e semanal.

b) Despacho n.º 9332-A/2013, de 16 de julho - Determina o número de créditos de tempos lectivos a atribuir para o Programa de Desporto Escolar no ano letivo 2013-2014.

c)
Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho - Define as normas a observar no período de funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino público nos quais funcionem a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, bem como na oferta das actividades de animação e de apoio à família (AAAF), da componente de apoio à família (CAF) e das actividades de enriquecimento curricular (AEC).

d)
Despacho normativo n.º 7-A/2013, de 10 de julho - Introduz normas relativas à distribuição do serviço aos docentes de quadro para o ano lectivo de 2013-2014, de acordo com as regras estabelecidas no Despacho Normativo n.º 7/2013, de 11 de junho.

e)
Despacho normativo n.º 7/2013, de 11 de junho - Organização do ano letivo 2013 - 2014.

f)
Despacho n.º 5048-B/2013, de 12 de abril - Estabelece os procedimentos exigíveis para a concretização da matrícula e respectiva renovação, e normas a observar, designadamente, na distribuição de crianças e alunos, constituição de turmas e período de funcionamento dos estabelecimentos de educação e de ensino.

g)
Portaria nº 265/2012, de 30 de agosto - Regras e procedimentos a observar quanto à celebração acompanhamento e avaliação dos contratos de autonomia e celebrar entre agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas e o Ministério da Educação e Ciência.

h)
Decreto-Lei nº 137/2012 de 2 de julho - Alteração ao Decreto-Lei 75/2008- Gestão Escolar.
 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

São colégios privados, construídos em Portugal e financiados, pelo estado, com muitos milhões: Para ver em «Repórter TVI» no dia 4 de novembro, no «Jornal das 8».

 
Ao todo, são 81 colégios, pagos por todos nós. muitos deles autorizados ao lado de escolas públicas que conseguem dar resposta.
O debate impôe-se, numa altura em que o governo se prepara para mudar a lei que até agora esteve na génese dos contratos de associação.
Actualmente, o que se pretende é implementar a chamada liberdade de escolha, abrindo-se caminho ao chamado cheque ensino.
 
 
Uma teia de cumplicidades que abrange ex-governantes que depois de exercerem os cargos, passaram a trabalhar para grupos económicos detentores de muitos desses colégios, ou ex- diretores regionais de educação que fundaram depois colégios que são pagos com o dinheiro dos contribuintes.
 
Uma grande investigação que mostra o retrato de um país que se prepara para pagar, até ao fim deste ano, mais de 154 milhões de euros em contratos de associação. Uma grande reportagem da jornalista Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e montagem de Miguel Freitas. Para ver em «Repórter TVI», esta segunda feira, 4 de novembro, no «Jornal das 8».
 

domingo, 3 de novembro de 2013

Fichas e material didático para a educação pré-escolar

Hoje, compartilho alguns ficheiros com fichas e outro material didático destinado à educação pré-escolar.
 
 
 
Deixo uma nota de agradecimento às educadoras de infância que enviaram este material.
 
 
 
Clique nos seguintes ficheiros para fazer o download:
 
 
 
 
4 - Vários.
 

sábado, 2 de novembro de 2013

Temos uma verdadeira portaria que regula o ensino de alunos com CEI em processo de transição para a vida adulta?

Várias pessoas, neste blogue, têm-me questionado sobre o que eu opino em relação à aplicação da portaria n.º 275-A/2012, de 11 de setembro.
 
Como já devo tantas explicações aos leitores do blogue, deixo aqui a minha interpretação sobre esta portaria segregadora, redutora e  limitadora, e estou certo que em nada vos posso influenciar, pois a minha  opinião pessoal é bem diferente daquela resposta que se faz lei e que podem consultar na página da DGE - MEC.
 
Aí vai:
No tema em questão, a referida portaria aplica-se aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) que frequentaram o ensino básico com currículo específico individual (CEI), abrangidos pelo n.º 6 do artigo 6.º do Decreto -Lei n.º 176/2012, de 2 de agosto.
Como é sabido, em todos os Estados, as leis apresentam uma hierarquia (uma ordem de importância), na qual as de menor grau devem obedecer às de maior grau.
Desse modo, a hierarquia das leis em Portugal determinam que uma Lei estará supra quanto a um Decreto-lei (DL) e uma portaria deveria estar por baixo em relação a um DL.

Assim, a supradita portaria, ao regular o ensino de alunos com CEI em processo de transição para a vida pós-escolar, complementa o determinado no DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro, na sua versão atual.
Contudo, segundo o disposto no n.º 2, art.º 14.º do referido DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro, na sua versão atual, refere-se que a implementação do PIT dos alunos com CEI é iniciada 3 anos antes da idade limite de escolaridade obrigatória.

Pelo exposto, na minha opinião, a grande dúvida da portaria n.º 275-A/2012, de 11 de setembro, se aplicar só aos alunos com CEI matriculados no ensino secundário reside nos casos e situações de alunos que ficaram de fora desse âmbito: como por exemplo os que tiveram adiamentos escolares ou, antes de frequentarem a sua escolaridade com um CEI, terem tido uma ou mais retenções ao longo dos seus percurso escolares.
 
Sobre essa minha dúvida, gostaria de transmitir o seguinte:
 
1 – Antes da publicação da supramencionada portaria, os alunos com CEI desenvolviam a sua TVA no 3.º ciclo, independentemente da idade, e também por não se aplicar, até ano letivo 2012/2013, a esses alunos a Lei n.º 85/2009 (alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos), regulada posteriormente pelo n.º 6 do art.º 6 do DL 176/2012, de 2 de agosto;
 
2 – Com a entrada em vigor do DL 176/2012, de 2 de agosto, e da portaria n.º 275-A/2012, de 11 de setembro, qualquer aluno com CEI passou a iniciar obrigatoriamente a sua TVA no dia em que perfez 15 anos de idade;
 
3 – Atualmente, sabemos e está legislado que os alunos com CEI desenvolvem imperiosamente a sua TVA no ensino secundário (entendimento do legislador da portaria n.º 275-A/2012, de 11 de setembro).
 
4 – Porém, o meu entendimento é que um aluno com CEI, de 15 anos de idade ou mais, matriculado no 3.º ciclo que, por diversas razões, ainda não frequenta o ensino secundário, pode muito bem ter a matriz curricular (componentes do currículo) prevista na portaria n.º 275-A/2012, de 11 de setembro.

 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Legislação sobre Educação Especial vai ser repensada - Portugal

O MEC quer reavaliar o que é uma necessidade educativa especial.

O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, afirma que algumas necessidades educativas especiais que agora são consideradas permanentes podem passar a ser consideradas temporárias, deixando por isso de estar ao abrigo do ensino especial.

João Grancho garante à Antena1 que a ideia não é reduzir o conjunto das necessidades educativas especiais, mas sim prevenir que as escolas se tornem cenários terapêuticos.

Em breve o MEC vai chamar pais, professores, técnicos e especialistas em ensino especial para começar a mudar a lei da educação especial.

Fonte: RTP Notícias

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

As doze medidas principais do guião da reforma do Estado Português

 
1 - Cortes nos Ministérios: secretarias gerais, serviços jurídicos e de contencioso ou gabinetes de estudos e departamentos de relações internacionais serão objecto de "integração gradual", "unificação" ou "agregação". O Governo não fixa datas, mas a ideia é concentrar serviços até agora dispersos pelos vários Ministérios autonomamente.

2 - Venda de património: o programa de alienação do património imobiliário do Estado é para continuar, como é para continuar a redução do número de rendas pagas pelos serviços públicos a senhorios privados.

3 - Premac 2: a lista de institutos, agências, conselhos, comissões e observatórios do Estado e das autarquias vai continuar a ser reduzida. O guião não fala em metas, mas diz que "a redução é para prosseguir". Os Laboratórios do Estado entram neste capítulo como promessa de concentrar serviços.

4 - Menos empresas públicas: "restrição à criação" de empresas públicas e redução das contratualização de Parcerias Público Privadas ficam inscritas como objectivos, como prometido fica que a Administração Pública vai reduzir "significativamente" os seus consumos energéticos até... 2020.
 
5 - Menos militares: Em nome da necessidade de cortar "o peso das componentes de pessoal no orçamento", os efectivos das forças armadas serão reduzidos para 30 a 32 mil militares.
 
6 - Rever justiça e juízes: é uma das mais ambiciosas metas do guião. "Reformar a  arquitectura institucional do sistema judicial" é um objectivo que poderá, aliás, passar por uma revisão constitucional. Portas admite que a medida "pressupõe um esforço de consensualização política". Tal como consenso será necessário para rever o estatuto das magistraturas, uma área que está longe de ser pacífica.
 
7 - Concessionar escolas: As autarquias -ou grupos de autarquias - poderão candidatar-se à concessão de escolas, podendo ser responsáveis por níveis de escolaridade para lá do 1º ciclo do ensino básico. Em nome da liberdade de ensino e da necessidade de manter a proximidade dos alunos com as suas comunidades de origem, o Governo abre a porta a que grupos de professores formem "escolas independentes", cujo serviço de ensino e uso de instalações é contratualizado com o Estado.
 
8 - Reformar ensino superior: O ensino superior politécnico tem uma "reforma prioritária" no calendário, mas o Governo não fica por aqui. Quer, em 2015, criar um novo modelo de ensino superior de ciclo curto.
 
9 - Simplex 2: Desburocratizar o Estado e facilitar a vida às empresas é o objectivo deste programa, repescado do Governo Sócrates. O objectivo, agora, é reduzir 1/3 dos procedimentos administrativos actualmente usados por cada Ministério.
 
10 - Mais comissões: uma comissão para a reforma do IRS será criada durante esta Legislatura. Mas, já no próximo ano, será formada uma comissão de reforma da Segurança Social que estudará o plafonamento das pensões e das contribuições , assim como a colocação de tetos máximos para as reformas a atribuir aos pensionistas do Estado. As ideias desta comissão estão, porém, condenadas a ficar na gaveta: ou não fosse o Governo assumir que qualquer mudança legislativa nesta área terá de aguardar por uma altura em que o País registe um crescimento do PIB superior a 2%.
 
11 - Haja Saúde: "captar investimento para o sector" da Saúde e a criação de "novos formatos para PPPs" nesta área são duas das novidades que surgem neste guião da reforma do Estado.
 
12 - Menos Câmaras: depois da fusão de freguesias, o governo quer "agregar municípios". Não estabelece metas e assume que "de preferência" a redução do número de câmaras será feita "com o máximo consenso inter-partidário possível. 


 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Vários testes para apoiar / favorecer a educação dos filhos / alunos

O sítio da internet Educar para Crescer, movimento pela melhoria na Educação no Brasil, elaborou diversos testes com a ajuda / apoio de psicólogos, pedagogos e outros profissionais especializados no âmbito da educação. Consulte e faça, em baixo, os testes de educação:
 
Seu filho é um bom aluno?

domingo, 27 de outubro de 2013

O Departamento de Educação Especial já foi aprovado nos Regulamentos Internos de alguns Agrupamentos de Escolas

 
Eu também concordo, impetuosamente, com o assentamento do departamento de educação especial em regulamentos internos das escolas nacionais de ensino não superior, já conheço algumas que aprovaram essa estrutura de coordenação pedagógica, tão necessária na organização e funcionamento da educação especial, e há outras escolas que continuam a conservar e alojar a educação especial no departamento de expressões. 
 

 Para apoiar todas as pessoas interessadas na defesa da criação do departamento de educação especial partilho o seguinte texto (baseado na legislação em vigor) que o legitima:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Artigo 1.º (Objeto)

1 - O Departamento de Educação Especial no Agrupamento, constituído segundo o disposto no artigo 43º do DL n.º 75/2008, de 22 de abril, com as alterações introduzidas pelo DL n.º 224/2009, de 11 de setembro, e DL n.º 137/2012, de 2 de julho, é um serviço especializado, que deve criar condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais das crianças e alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.

2 - Este departamento curricular conjuga a sua atividade com órgãos de direção, administração e gestão e as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica do Agrupamento, devendo promover a inclusão educativa e social das crianças e alunos, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, bem como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida pós-escolar.

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------